sábado, 25 de setembro de 2010

Carta aos condominos, fixada no elevador,com fotos.

Aos condôminos do Edifício Guayra

Meu nome é Regina Dias, moro no apto 304, não sou uma pessoa louca, inflexível ou ignorante.
Sou arquiteta, formada pela UFF e funcionaria há mais de 20 anos do Banco do Brasil.
Tenho vivido neste edifício por quase toda a minha vida, saí durante alguns anos, quando me casei e morei fora.
O fato recente que me leva a escrever esta é o vazamento ocorrido no apartamento abaixo do meu.
Na quinta feira próxima passada, ás 7:30h da manhã, uma senhora tocou a campainha e pediu pra que eu fechasse o registro da cozinha, pois estava com problemas no andar debaixo.
Imediatamente fui ao banheiro de empregada e fechei o registro.
Logo em seguida, apareceu o Seu João, dizendo que não era nada disso e que estava ocorrendo um vazamento e que o condomínio ia fazer as obras necessárias.
Lembrei a ele que eu tive problema semelhante há cerca de um ano atrás, minha parede da sala estava com infiltrações enormes, meu piso tinha estufado, minha cozinha vazava água como um chuveiro, e o condomínio me informou que o problema não era dele, era da moradora de cima, e não fizeram nada!
Levei algum tempo para poder por tudo em ordem, já que vivo honestamente com o meu salário e sustento sozinha meu filho adolescente e todas as despesas da casa.
O que todos sabem que é missão quase impossível, nos dias de hoje.
Pois bem, a minha casa está então pintada e arrumada, sem sinais de vazamento aparente, sem umidade, e com despesas que eu mesma arquei .
NÃO VOU PERMITIR AGORA QUE UMA PESSOA SEM QUALIFICAÇÃO QUEBRE TUDO PORQUE O CONDOMÍNIO “RESOLVEU”.
Ontem, por volta das 8 horas da manhã, bateram com uma pua de ferro até quebrar o teto da minha cozinha, quebraram azulejos, pratos, caíram pedras enormes e inclusive uma pua de ferro, se eu, meu filho, meu gato ou cachorro estivesse na cozinha com certeza teríamos nos machucado.
Estão fazendo pressão para que eu permita a entrada e o quebra quebra na minha unidade. Inclusive deixando todas as unidades sem água.
Mandei um e-mail para uma firma de caça-vazamentos para fazer um orçamento decente e localizar exatamente onde está o problema.
Não sei qual o interesse do Seu João e da Síndica D. Márcia em resolver de maneira intempestiva o problema, chamando qualquer um, e fazendo um serviço porco, que não sabemos quanto o condomínio pagará.
Pago meu condomínio pontualmente. Sempre fui educada e cordata, nem participo das reuniões, concordando e acatando tudo que é decidido.
Minha mãe é uma das proprietárias mais antigas do prédio.
Só quero ser tratada com respeito que sei que mereço!
------------------------------------------------------------
Depois disso a síndica veio com uma moradora, chamaram uma firma especializada, o profissional falou, o que todo mundo já sabia, se o problema é no andar de baixo (piso), não tem nada haver quebrar o teto do andar de cima...
Agora com a cabeça mais fria, vou ver o que que esta firma vai fazer, e depois entro nas Pequenas Causas contra o Condomínio. Detesto Direito, advogados e afins, mas como eu disse abusaram da minha paciência!
Obrigada Nádia pelas dicas.

Um comentário:

  1. Muito bom Regina! Vai guardando as coisitas: recibos, fotos do seu apartamento de antes e depois (com data e horário), anota tudo (dia que cortaram a água, quando a água voltou ...), etc que quando isso tudo tiver passado e eles pensarem que estão abafando dá-se entrada no pequenas causas. Pode contar comigo: elaboro a petição para você com os dados que você me fornecer - nem precisa de advogado.

    O que for mais decisivo e importante, por escrito!!!

    Beijo e espero que a bagunça se ajeite rapidinho!

    ResponderExcluir