sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A incapacidade de parar é uma forma de depressão



Voltei ao texto do Nilton Bonder. Aproxima-se o fim-de-semana, emendado com o feriado da Independencia e começa o frenesi.
Que fazer no feriadão? Você vai viajar? Vai enforcar a segunda? Festinha lá em casa no domingo, você vem?
Tem um quadro no jornal da TV que se chama Agenda do Fim de Semana. Já pensou ter que preencher agenda no fim de semana?
De 8-9 correr na praia, 10-12 praia, 12-14 almoço com amigos, 15-17 chopp no bar, 18-22 cinema e jantar com a namorada, 23 h motel...Não esquecer do viagra!
Tem pessoas deprimidas que ficam num canto quietas, curtindo sua tristeza, isoladas,mas modernamente temos o deprimido que coloca uma pilula pra dentro, um falso sorriso no rosto e fala alto, gesticula, aliás, não para de falar. Você pergunta: - Tudo bem? E ele vem com uma história compriiiida, inesgotável, de como ele está passando.
Tenho uma amiga que se maquila, como se fosse uma máscara, todos os dias a mesma cara, a mesma expressão, como se fosse subir ao palco e interpretar a sua vida. Sem sua maquiagem perfume e anéis e pulseiras e colares (sim, muitos), se sente nua, confessa.
Tem outra que vai em todos os filmes e peças e exposições e restaurantes, preenchendo assim a vida de aposentada solitária. Anota na agenda o roteiro do filme, os interpretes, o diretor, virou dever de casa saber tudo o que se passa no circuito cultural. Sempre achei que se você vai a um filme a tarde e a um show a noite, não aproveitou nenhum dos dois. Quando saímos de uma exposição, de um filme, estamos cheios de mensagens e sensações a serem curtidas, refletidas, repercutidas em nós, que precisam de um tempo para serem processadas. Se vou a um show, o momento anterior, a expectativa, o escutar o Cd antes,ler os comentários,decidir qual roupa é adequada, tudo faz parte do meu show.
Equilíbrio.
Pausa.
Descanso.
Meditar.
Refletir.
Aperte o pause. A vida não é correria e ninguém vai chegar primeiro.
Se parar dói, recorra a ajuda externa, terapias, padres, pastores, livros, amigos.
Mas por favor, pare. Respire.
Acolha a sua vida, a embale, bendiga esta oportunidade e a aproveite bem.
Como aproveitar a vida?
Você não vai ter que prestar conta dos filmes que viu, dos livros que leu, das festas que deu, dos amigos de bar, dos shows, das viagens,das compras...
Pense um pouco.
Para que mesmo Deus te deu esta vida?
Ah, você não acredita em Deus!
Ah, você acredita que a vida termina aqui e agora, e o que se leva desta vida é o que se come, o que se bebe e o que se brinca, como diz a letra da música.
Então tá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário