sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DOR DE CABEÇA DAQUELAS!






Vazamento na casa do vizinho...e quebram o teto da minha cozinha!
A história começa há um tempão atrás. Minha parede da sala embolorada, corria água no teto da cozinha, o piso da sala soltando com a umidade, e eu sem dinheiro para consertar... Chamava o porteiro mostrava, diziam que era da vizinha de cima, que o condomínio não tinha nada com isso, etc, etc.
Passei um tempão sem poder fazer nada, convivendo com aquilo, que me fazia tanto mal, afinal sou arquiteta, gosto das coisas arrumadinhas em casa, mas estava sem grana e a vizinha era minha amiga e eu também sabia da situação financeira dela, pior do que a minha...
Dei um jeito de pintar a casa, arrumar o piso, aos poucos as coisas entraram nos eixos...
Não é que agora, que está tudo arrumado o condomínio resolve que está vazando no apê debaixo do meu e quer quebrar tudo!
Falei que não ia deixar entrar no meu apartamento, que enquanto eu pedia pra consertar eles não fizeram nada e agora querem arrebentar o que está consertado, não tenho nenhuma umidade na parede, e não sei da onde eles tiraram a idéia de que o vazamento é no meu apartamento,
Conclusão, hoje de manhã acordo com uma quebradeira no andar de cima que furou com o teto da minha cozinha.
Olhem o tamanho das pedras, se eu, meu filho, o gato ou o cachorro estivéssemos na cozinha tínhamos nos machucado!
Queriam forçar a entrada no apartamento e não pensaram nos riscos, até uma pua de ferro enorme caiu na minha cozinha.
Resultado, fui até o Juizado de Pequenas Causas, vou falar com algum advogado conhecido, mas não dá para ficar de braços cruzados diante deste absurdo!
Fecharam a água da coluna há dois dias, deixando os moradores com raiva, dizendo que eu é quem sou a culpada, que eu é quem não deixo as obras acontecerem.
O condomínio "contratou" um porcalhão conhecido pra fazer a obra, por dois tostões ele quebra as coisas desta maneira, imaginem que serviço sairá!
Estou num impasse, não sei como agir, precisava de orientação melhor, mas estamos num fim de semana...
A advogada disse que eu tenho o direito de proibir a entrada, tenho as fotos, mas a mamãe que é a proprietária é quem deve entrar com o processo...
Pago o condomínio carérrimo (quase R$600,00) em dia, num edificio sem garagem, com dois funcionarios e um elevador velho!
O porteiro depois de 40 anos de serviço se acha o dono do prédio,a síndica é uma dona de casa idiotinha e eu fico com as mãos amarradas...
Alguém tem alguma idéia que possa ajudar?

2 comentários:

  1. Mais importante para lhe dar flexibilidade: faz uma procuração da sua mãe para você, em cartório, dando-lhe todos os direitos de representá-la perante os juizados.

    Você tem fotos do estado do seu apto antes de consertá-lo? Tem alguma prova escrita das vezes que você falou com o representante do condomínio sobre seu problema e não foi atendida?

    Tem fotos de como a sua cozinha estava antes deles quebrarem o apto de cima?

    Tira muitas fotos da bagunça que está agora.

    A comunicação deve ser feita POR ESCRITO!!! Se for preciso, carta REGISTRADA COM AVISO DE RECEBIMENTO.

    Eu, mandaria uma carta para a síndica e para o proprietário do apto que está com problema esclarecendo sua situação e propondo uma reunião para conversar sobre o assunto. Vai calma e tenta achar um meio termo (só de ver as fotos já imagino como é difícil ficar calma, mas rodar a baiana não vai ajudar em nada. Sou estourada, mas é preciso aprender a recuar e "fingir que perdeu" para ganhar.

    No meio tempo, enquanto cozinha eles, vai acho que é um escritório da prefeitura em Laranjeiras perto/embaixo do viaduto da Rua Farani e vê se consegue uma perícia ou como fazer para conseguir uma. Acho que é por aí. E fica calma. Vai anotando todos os seus gastos e recibos: com água, com comida na rua porque não tinha água para cozinhar, táxi para ir a qualquer lugar que esteja relacoinado com isso, enfim tudo tintin por tintin porque se for constatado que o problema não vinha do seu apto., você entra no pequenas causas por perdas e danos e pega todos os gasto e mais uma compensação pelo "estresse". E nem precisa de advogado para isso. Se quiser, eu ajudo a preparar a petição, mas isso vem depois. Fiz isso contra a CEG e ganhei. Minha instalação para gás natural saiu de graça!


    Manda carta para todos os moradores esclarecendo o porquê da sua posição com relação ao quebra-quebra. De preferência, via correio e com Aviso de Recebimento.

    Dá uma calculada no seu prejuízo hoje e tenta um acordo.

    Caso não haja acordo e seu prejuízo for maior do que 20 salários mínimos você tem que ir para a Justiça comum que é uma m... demora a vida toda ... e ainda tem os gastos com o advogado que terá que contratar. Então, mesmo que seja mais que 20 salários mínimos, reduz para que você possa ir através do juizado de pequenas causas.

    O melhor conselho: calma, muita calma! Mesmo que você tenha que "pedir desculpas" por não tê-los deixado entrar de imediato (só para ganhar depois e essa desculpa não pode ter testemunhas - perante uma só pessoa), vá em frente. Coloca na sua cabeça que a melhor solução é um acordo/meio termo e sai aparando arestas e "engolindo" para atingir seus objetivos.

    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: fotos com datas e horários!!! E anota tudo que você falar, fizer, etc.... Importantíssimo na hora do pequenas causas.

    ResponderExcluir