quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quem ama Berilo de verdade, Jessica ou Agostina?



Duas mulheres vivendo realidades diferentes, amando o mesmo homem.
Ao descobrir a bigamia, a reação das duas no princípio é a mesma, raiva, mágoa, ódio,passado o primeiro instante Jéssica tem uma certeza, perdoa o marido porque não sabe viver sem ele e Agostina não o perdoa retornando para a Itália.
A princípio todas nós mulheres tendemos a nos simpatizar mais com a Agostina, mulher de fibra, corajosa, firme, decidida, também não perdoaríamos o calhorda do Berilo.
Mas quem ama de verdade? Quem não teve nenhuma dúvida? Quem não abre mão do seu amor por causa disto ou daquilo? Quem conhece melhor o Berilo?
Jéssica é mimada e ciumenta,ela sabe de todos os defeitos do marido, mas ela precisa dele,engole o orgulho e perdoa.
Agostina é forte e romantica, fiel e centrada, mas não conhece Berilo, ama uma imagem, uma fantasia dele, para ela Berilo é o homem que ela sonha, trabalhador, fiel, honesto, quando a realidade vem a tona, seu orgulho é maior que o seu amor, e ela não o perdoa.
Essas divagações novelísticas me fazem repensar a mulher, a mulher de hoje e de sempre - aquela que assumindo todos os riscos, como uma guerreira orgulhosa, empunhando a luta feminista se enche de orgulho e de coragem, mas não de amor, e fica sozinha.
E a outra, que engole o amor próprio e ama o outro mas do que a si mesma.
Minha pergunta não é quem está certa, quem é a melhor, quem deve ficar com o Berilo, minha pergunta é - Quem ama o Berilo de verdade?
Na vida real, a Jessica ganharia fácil.
Agostina fugindo para Itália deixa o caminho livre, não luta pelo seu amor, leva com ela o orgulho, o amor-próprio e a solidão.
Jéssica fica, Berilo amadureceria ao seu lado, talvez não a ame tanto, talvez sonhe com a Agostina, talvez envelheça um homem angustiado e sofrido, mas os homens quase sempre optam pelo mais fácil, pela mulher e pela vida mais fácil, os homens são menos romanticos e mais práticos.
Na novela talvez, a história seja outra,mas na vida real...

Nenhum comentário:

Postar um comentário