quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DILEMAS FEMININOS IV



Ah,esta inveja da aparente tranquilidade masculina.
Como eles parecem sempre tão super seguros.
Sim, tem os vaidosos e os novíssimos metrosexuais.
Papai era vaidoso, uma hora no banheiro antes de sair de casa, entre a barba e o banho e o cabelo milimetricamente penteado com gumex (sim, naquela época o gel de cabelos se chamava gumex). O terno e camisa social, com gravata combinando, muito bem passado e engomado.
Mas isto não era nada diante das horas no cabelereiro semanal da mamãe, quase todos os sábados, as tardes inteiras passadas entre unha, cabelo, tintura, mis-en-plis, que nós crianças tínhamos que acompanhar.
Esta autoconfiança masculina é insuportável, suas barriguinhas são cultivadas na cervejinha com os amigos, e não atrapalham na hora da paquera,nem na hora da crítica: - Isto é que é mulher ( a gatinha de vinte aninhos que passa) não aquele bagulho que eu tenho lá em casa!
Sim, os homens se preocupam com a aparencia, fazem exercício, querem músculos definidos, querem o cabelo e a barba aparados, mas não misturam a aparencia com a sua competencia profissional ou sexual.
Sempre se acham o máximo e competem entre si pelo domínio social.
Nós super mulheres nos esfalfamos, não podemos parecer relaxadas, se não estivermos com as unhas feitas, se os cabelos não estão pintados, se a pele não está sem acne, se a maquiagm não estiver adequada, se não nos depilamos - ah, quantos programas perdemos, quanta insegurança no trabalho, se uma meia puxou o fio, - ah, lá se foi com ele toda a auto-confiança na hora de uma reunião,pensamos:" todos olharão para a meia desfiada e não prestarão um pingo de atenção no que digo".
Uma sombrancelha sem fazer e entramos em pânico se ele liga!
Sim, nossa confiança se esvai numa costura que escapa, num fio que solta do grampo no coque, na dúvida se o modess está aparecendo ou se o OB vai vazar bem na hora que eu me levantar da cadeira.
Você já viu algum homem em dúvida pensando no que vai vestir?
Você já viu algum homem perder o rebolado se a braguilha está aberta?
Se o botão da camisa estourou?
Se está branco demais pra ir à praia ou a piscina?
Dizer que não vai ao churrasco porque não pintou os cabelos?
Homens não são super-homens mas encaram a vida sem tantas neuras!

Um comentário: