terça-feira, 24 de agosto de 2010

HOJE É DIA DE MÉDICO!



Dia de médico, quando a gente fica mais velho, é igual a dia de prova da infância.
Será que vamos passar?
O exame de sangue tem cinco folhas, indecifráveis.
Números determinantes e números relativos, trazem do lado o padrão normal. Feminino, masculino e crianças. Dividindo a complexidade humana em apenas 3 categorias.
Será que aquele doutor entende o que se passa aqui dentro, olhando esta série de nomes difíceis ladeados de uma percentagem fatídica.
E o laboratório é confiável?
Uma vez, minha mãe fez um exame de sangue. Rotina. Ligaram para casa pedindo que ela comparecesse com urgência, pelos exames ela estava com alguma infecção gravíssima e precisava ser operada de emergência. Entramos todos em pânico, ela mais que qualquer um, já que não estava sentindo nada e na iminência de entrar na faca!
Voltamos pra casa com uma sentença: Se houvesse uma pontinha de febre durante a noite, ela teria que ser internada.
Só isto me daria febre - mas, graças à Deus, ela não teve febre, e esquecemos o tal exame.
Claro, devia ser engano, alguma coisa trocada.
Ou alguém morreu sem ser avisado.
Eu era menina, mas acho que foi dali que comecei a desconfiar desta sapiência toda dos médicos, enfermeiros e afins.
Falam com uma determinação, com uma certeza.
Eu tinha um ótimo ginecologista, fui para os exames periódicos e mostrei o resultado do exame de sangue:
- Acho que não está muito bom, né doutor?
- Que nada, Regina. Tá muito melhor que o meu!
Uma semana depois morreu de infarto, jogando paint ball em Teresópolis.
É, eles vestem aquele jaleco branco e esquecem que também são humanos.
Gente, e aqueles tracinhos do eletrocardiograma, aquela tripa comprida,saindo da máquina, enquanto você cheia de eletrodos, presos com ventosa dos pés a cabeça. Horrível!
Ah, você tem uma arritmia, não, não precisa se preocupar!
Como assim, arritmia cardíaca é normal? Ou você está falando isso porquê se eu me preocupar é pior?
Bom, vou me preparar pro teste de hoje.
Com certeza vou passar...raspando!

Um comentário:

  1. Acho que o grande problema dos médicos é que eles ao invés de procurarem a doença deveriam procurar formas de ajudar seu organismo a se auto-curar. Boa sorte hoje!

    ResponderExcluir