sábado, 28 de agosto de 2010

JOAN MIRÓ

Eu não invento nada, está tudo aqui! É por isso que tenho de viver aqui!."

PINTOR E ESCULTOR SURREALISTA CATALÃO
(20/04/1893 - 25/12/1983)




Ainda não havia falado sobre pintura, logo eu que adoro pintar, ver exposições, ler livros de artes, admirar as tintas sobre as telas...



Não sei o porquê, acho que ando focada nas letras sobre tela (tela de computador, é claro!)
Mas sempre gostei de misturar cores, do surrealismo, do abstrato, do imaginar o que o artista quis retratar, como explodiu aquele sentimento e sensações, a ponto de ter que ser eternizado, exteriorizado para poder ser expurgado.



Os surrealistas me atraem, mas li uma coisa interessante sobre Miró, enquanto os outros usavam substancias alucinógenas para abrir a porta da imaginação e das sensações, em Miró a fome é quem lhe dava esta oportunidade. O vazio concreto da fome, alucina.

Nós, terceiro mundistas, acostumados a ver a fome de perto em cada esquina, sabemos como ela pode ser criativa.

Comecei por Miró, estimulada por um trabalho de Breno para o colégio.
Sim, esta é mais uma função dos filhos, resgatar trilhos esquecidos.

Fiz Arquitetura por que gostava de Arte.
Tolinha, encontrou quase nada de arte, no concreto e cálculos estruturais, nas obras sujas, de areia e peões famintos.
Gosto de galerias vazias, salões enormes, paredes imensas, tudo muito bem iluminado: você no meio expectador, receptor de sensações, a cabeça gira, viaja, e quando você sai pra vida real, sai mais cheio de vigor, idéias, esperanças.
Assistam o vídeo e se deixem levar pelas mãos da arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário