sábado, 14 de agosto de 2010

Raízes da MPB - Lupicínio Rodrigues



Nasceu em 16/09/1914 em Porto Alegre e morreu em 27/08/1974 na mesma cidade.





Tenho feito a coleção da Folha de São Paulo, Raízes da MPB. Adorei este formato de livreto com CD, fiz a coleção de música clássica, de bossa nova e agora de grandes compositores da MPB.
Como boa representante do signo de Rato no horóscopo chinês, adoro colecionar coisas, e tenho dedicado este hobby a boa música.
Coloco o Cd e leio o livreto que conta como viveram estes músicos. Sempre fico de boca aberta, imaginem, Lupicínio escreveu mais de 300 canções, 150 gravadas, começando aos 13 anos!
A precocidade é um dos marcos da genialidade. Parecem que nascem já sabendo tudo!
Deveria começar esta série com Noel Rosa, mas o sábado nublado estava lupiciniano.
Frase de Lupicínio:
"Tive muitas namoradas na minha vida. Umas me fizeram bem, outras me fizeram mal. As que me fizeram mal foram as que mais dinheiro me deram, porque as que me fizeram bem eu esqueci."
Sim, suas canções, falam das dores de amor, de abandonos e traições, de forma poética, punjente, apaixonada.
Nas vozes dos grandes cantores se tornaram clássicos que poucos desconhecem.
Paulinho da Viola cantando "Nervos de Aço", Elza Soares com "Se acaso você chegasse",Linda Batista com "Vingança",e mais Caetano, Ciro Monteiro,Francisco Alves,Orlando Silva...

Curioso é também saber que ele compunha maravilhas como estas sem tocar nenhum instrumento, só caixas de fósforos tão comuns aos boêmios da época.



Espero que vocês curtam, como eu, essas postagens musicais, lembrem que a música alimenta a alma, e assim encontro mais uma forma de usar a boca, cantando ao invés de mastigando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário