domingo, 27 de junho de 2010

SÁBIA NATUREZA! CHÁS



Adoro tomar chá, sempre achei chique o tal de "chá das cinco" inglês, e associar o chá ao emagrecimento agora virou moda: verdes, brancos, vermelhos...
Na Herbalife, tomamos dois tipos de chás antes do shake e ainda tem um tal de termocomplete, que dá o maior "pique".
Agora que o frio chegou, o chazinho quente cai muito bem. As sopinhas também.
Mas dá pra acreditar que o chá emagrece?
Hoje existem muitos anúncios de chás emagrecedores e “mágicos”. Mas é importante saber que nenhuma bebida tem o poder de, sozinha, fazê-la perder peso – o que as dietas de chás prometem é o aumento da termogênese (queima de gordura) ou a ação diurética.
Muitos estudos apontam benefícios imensos dos chás: são ricos em polifenóis e flavonóides, antioxidantes que ajudam no combate a doenças cardiovasculares e osteoporose, reduzem os níveis de colesterol, reforçam a saúde de dentes e gengivas e ainda aceleram a digestão. Eles podem, sim, auxiliar em processos de emagrecimento e melhorar o seu sistema imunológico.

Como preparar?

Recomenda-se não ferver a água do chá, pois o excesso de calor pode queimar as folhas e dar um gosto amargo à bebida. O ideal é usar água mineral ou filtrada entre 60 e 80 graus Celsius. Uma dica boa é escaldar o bule ou a xícara que vai preparar o chá. Isso vai ajudar a manter a temperatura por mais tempo.

Qual escolher?


Paladar e benefícios devem guiar a sua escolha. Se você não é familiarizada com a bebida, experimente até encontrar os seus favoritos. Lembre-se das característias básicas:

Chá branco – feito de folhas jovens, que estão no início do processo de fermentação e, por isso, mantêm os polifenóis.

Chá verde – para fazê-lo, os japoneses utilizam vapor para interromper a fermentação. O “bancha” é o tipo mais comum no Japão, além de ser um potente digestivo.

Oolong
– é um chá mais escuro que o verde e mais claro que o preto. A cor se deve ao processo de fermentação, que fica entre um extremo e outro.

Chá preto
– as folhas passam por uma fermentação total. O Darjeeling, produzido na Índia, é um exemplo de chá preto bastante conhecido.

Chá ou infusão?

No Brasil temos o hábito de chamar de “chá” o que na verdade são infusões de ervas, como as feitas com hortelã, camomila, erva-doce, melissa, boldo, etc. Elas são diferentes dos chás aromatizados com folhas, flores e frutas. Chá verde com jasmim e chá preto com laranja são, na verdade, “blends” ou “chás aromatizados”.

De onde vem?

Segundo a lenda, a origem do chá se deu na China em 2.737 A.C., quando um imperador chinês pediu que lhe fervesssem um pouco de água enquanto ele descansava sob a sombra de uma árvore de Camellia Sinensis. As folhas dessa árvore caíram na água e o imperador, sem perceber, a tomou a primeira xícara de chá da História. Hoje, os maiores produtores de chá do mundo são a Índia e a China. A Camellia Sinensis é a verdadeira planta da qual se fazem os chás. Eles, ao contrário das infusões, contêm cafeína.

FONTE: Marie Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário