sábado, 26 de junho de 2010

Comedores Compulsivos



MAGRAEMERGENTE.COM Sem esforço não existe resultado

Esbarrei com este blog interessante ao procurar artigos sobre compulsão alimentar, explico, ontem na festa conversamos sobre terapia, compulsão alimentar e fiquei observando a menina que operou o estomago, comendo sem parar, mesmo depois de contar que às vezes tem que parar no hospital pra fazer endoscopia porque "fica entalada".
Hoje acordei preguiçosa, meio resfriada, e tive que fazer grande esforço pra sair da cama, e todas as vezes foi para...comer!
Há um tempão atrás ouvi falar de CCA, comedores compulsivos anonimos. O fato das reuniões serem na igreja e as questões religiosas ficarem misturadas com as emocionais me afastaram, nem fui ver como era (uma conhecida tinha me convidado).
Vamos as explicações e dicas:
A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou belisca constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto.
Muitas mulheres sofrem de compulsão alimentar quando estão passando por uma dificuldade. Seja uma chateação no trabalho, uma desilusão amorosa, uma briga em família ou até uma dificuldade financeira, comer torna-se uma válvula de escape. O problema é que ganhar quilinhos extras só piora a situação
Por se tratar de um problema emocional, é de nosso comportamento que devemos cuidar. E as atenções devem ser constantes. “Se você pensar que merece comer um pedaço de bolo de chocolate para se alegrar por pelo menos alguns instantes em meio a tanta tristeza, já está pensando errado. O problema continua em sua vida e você terá que resolvê-lo de qualquer forma”, explica o autor do livro Mulheres, Alimentação e Deus, Geneen Roth. Se alimentos como frutas, verduras e legumes acalmassem nossas angústias, seria ótimo, mas é de alimentos calóricos como biscoitos, massas e doces que queremos saber, até porque estes liberam endorfina, hormônio que nos dá a falsa ideia de relaxamento.

Dicas para se livrar da compulsão alimentar:

1 – Tempere bem seu almoço: capsaicina, um ingrediente ativo das pimentas suprime o apetite mantendo-o saciado por muito mais tempo.

2 – Durma bem: pessoas cansadas e que dormem menos do que o corpo precisa comem mais não só durante a noite quanto durante todo o restante do dia. Duas noites de mau sono aumenta a compulsão por doces e outros alimentos calóricos.

3 – Beba água: a desidratação muitas vezes é confundida com fome. Ou seja, quanto menos água consumir mais fome terá.

4 – Coma mais frutas e verduras: estes alimentos são ricos em fibras, substâncias muito importantes para o controle do apetite e para o bom funcionamento intestinal e, em minerais essenciais para a produção de hormônios da saciedade. Indivíduos que consomem poucas frutas e verduras tem maior desequilíbrio orgânico o que aumenta a compulsão.

5 – Respire: pessoas estressadas tem a respiração mais curta, quem tem a respiração mais curta se estressa mais. E o estresse aumenta a compulsão! Aprenda a ouvir seu corpo, respire melhor, deixe que os movimentos inspiratórios e expiratórios o ajudem a liberar a tensão que o impede de relaxa

A dica destes especialistas é desfazer essa relação “humor-comida” em nosso cérebro. Anote: quando perceber que está pra baixo, fique atenta. Antes de colocar uma comida na boca, pense: será que estou realmente com fome? Se a resposta for não, pare por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário