terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como vencer?


Como vencer os vícios, as compulsões, as paixões?
Há pouco morreu um conhecido, gerente do Banco. Tinha a minha idade, tinha sido atleta, fez carreira no BB. Teve um enfarto de grandes proporções há um tempo atrás, tinha que ter parado de beber,tinha que ter emagrecido, tinha que ter se cuidado mais.
Ontem foi o show da Amy Winehouse,aqui no Rio. Depois do show a Camila Pitanga, atriz,entrevistada comentou algo parecido com "não temos nada com a vida dela, se ela quer viver deste ou daquele jeito."
Papai morreu de cancer no pulmão. Já havia enfartado. Mesmo assim não conseguiu parar de fumar.
Queremos morrer? Somos suicidas lentos?
Coloco na primeira pessoa do plural, porque esta compulsão em comer demasiadamente está me vencendo neste jogo de muitos anos.
Digo por mim, não quero morrer. Não desta forma besta!
Quero cumprir até o finzinho a encarnação que me foi destinada.
Acredito que também os outros,acima citados e tantos mais, não querem se matar.
Só não sabemos como vencer.
Acordo cheia de boas intenções, mas durante o dia estas boas intenções se transformam em pratos de macarronada.
Sabotagem.
Já fiz terapia, muitos anos.
Já fiz Vigilantes do Peso e todas as demais dietas.
Já me inscrivi em algumas dezenas de academias.
Já comecei a andar na praia umas quinhentas vezes.
Já disse: - Não dá mais! Milhões de vezes.
Já senti medo, já senti raiva, já senti pena.
Já me conformei, já me confortei, já me perdoei.
Milhões de vezes.
As pessoas que me cercam, me alertam, me criticam, me amparam, me dão dicas.
Mãe, pai, filhos, médicos, amantes, amigos, conhecidos.
Todos cheios de conselhos, receitas, abraços.
Não bastam.
A cabeça da gente é um turbilhão de caminhos insensatos, irracionais, insanos.
Agora até rezar eu rezo. Peço forças, paciencia, coragem, estímulo.
Faço promessas.
Escrevo blogs e diários.
Faço tabelas e pesagens.
Leio livros e pesquiso na internet.
Tento me ocupar e me distrair.
Não basta.
Mais um dia começa, tomei um iogurte.
Simone, me falou de outra dieta. Iogurte, nozes espinafre...
Claro que não é por aí, mas...
O espinafre já está pronto na geladeira.
Reeducação alimentar + Mudança no estilo de vida + exercícios + mudar a cabeça + se gostar mais + continuar tentando, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário