sexta-feira, 28 de maio de 2010

100º DIA - ÉRAMOS TREZE À MESA!



Ainda sobre o jantar no Miam Miam, éramos treze à mesa, como fâ de Agatha Christie, logo me lembrei da superstição, ao insistir com o gerente pra me arrumar um lugarzinho na última hora.
Ninguém comentou o fato, e se alguém pensou ou teve medo se calou.
Eu pensei e estou rezando pra que nada aconteça, vou me sentir responsável.
Sim, sou superticiosa também.
Nada que me impeça de passar embaixo de escadas, de fazer carinhos em gato preto, em comer o último pedaço ou me convidar para ser a décima terceira à mesa.
Fui a Wikipédia:
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos
.

Muitas justificativas existem pra a crença em 13 não ser um número de sorte, nos EUA, muitos edíficios pulam o 13º andar,mas No creo en brujas, pero que las hay, las hay...

Nenhum comentário:

Postar um comentário