terça-feira, 5 de outubro de 2010

EM DEFESA DO PALHAÇO TIRIRICA



Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, foi entre todos os candidatos a deputado federal o mais votado em todo o Brasil, nas eleições do passado domingo.
Tendo-se apresentado ao eleitorado durante a campanha com o lema: “Vote no Tiririca, pior do que está não fica”, Francisco Everardo Oliveira Silva obteve um total de 1.353.820 votos, o que representa mais do dobro dos alcançados pelo segundo deputado eleito mais votado no estado de S. Paulo - pelo qual se apresentou.
Com o resultado alcançado, o candidato ficou a uns “escasssos” 200 mil votos de se tornar o deputado federal eleito por maior número de eleitores em toda a história do país, continuando esse “feito” a pertencer ao já falecido Enéas Carneiro, um candidato eleito que em 2002 assegurou a sua eleição com 1,5 milhões de votos.
Depois de conhecidos os resultados do escrutínio, Tiririca fez questão de agradecer o apoio dos eleitores através de uma rede social, na qual aproveitou igualmente para recuperar uma afirmação de Zagallo, antigo técnico da seleção brasileira de futebol: “Agora, vocês vão ter que me engolir”.
Nascido em Itapipoca, no estado do Ceará, Francisco Everardo Oliveira Silva, 45 anos, mais conhecido pelo seu nome artístico enquanto humorista, Tiririca vai em seguida ocupar o seu lugar na Câmara dos Deputados.
Isto, apesar de durante a campanha não se ter cansado de afirmar: “O que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”.
(TEXTO RETIRADO DO JORNAL DA MADEIRA)



Agora depois de eleito, com esta votação super expressiva, vem um juiz acatando o pedido de impugnação de mandato por Tiririca ser analfabeto.
Sou contra, agora ele está certíssimo, vão ter que engolir!
Não importa os motivos por que quase 1 milhão e meio de pessoas votaram nele, não importa que a campanha dele foi instrumentada para puxar votos para o partido, não importa que com esta quantidade de voto ele consiga carregar para o Congresso pessoas com votação inexpressiva, não importa que ele não saiba ler ou escrever.
Não deveriam ter aceito a candidatura, não deveriam ter deixado a campanha continuar, não deveríamos ter esta campanha atrelada a partidos, não deveria uma porção de coisa, mas se é voto de protesto, de identificação, de ignorantes, de também analfabetos, agora, já aconteceu e ele deve ir ao Congresso e fazer o que puder e quiser, assim como na verdade fazem seus outros colegas, que se fingem de sérios.
Defendo o direito dele estar lá e dos que votaram nele.
Já tivemos presidente formado na Sorbone e o Lula que mal estudou, os EUA também já teve presidente ator (Reagan),e não sei dizer se houveram muitas diferenças entre uns e outros. Clinton foi derrubado por uma estagiária, o que também não deixou de ser uma palhaçada.
Nosso ex-presidente Fernando Collor, desceu desonrradamente a rampa do Planalto após um impeachment e agora quase consegue votos para voltar ao Senado...
A humanidade não é séria, estamos ainda engatinhando em termos de aprendizado político, em termos de relações com o Poder, em termos de Democracia, em termos nos enxergármos como um só organismo dependente das ações uns dos outros, independente de partidos, religiões ou países.
Não sei se um dia chegaremos ao mundo de Imagine (John Lenon) estamos mas perto do mundo de Florentina (Tiririca):
"Florentina, Florentina,
Florentina de Jesus
Não sei se tu me amas,
Pra que tu me seduz"
...

Um comentário:

  1. Faz-se necessário uma mudança no sistema eleitoral com urgencia. No circo em que se transformou o processo eleitoral o palhaço Tiririca é o simbolo maior.

    ResponderExcluir