sábado, 23 de outubro de 2010

DATA VENIA...e outras coisistas


O que significa Data Venia?
Data venia é um termo em latim, largamente usado no direito, e comum em debates entre advogados, promotores, juízes e desembargadores. Significa, em português, algo como “dada a licença” ou “dada a permissão”, e é usada para pedir permissão, educadamente, para discordar do posicionamento de outra parte.

Uma forma de enfatizar o pedido é dizer data máxima venia, que seria “dada a devida licença” ou “dada a devida permissão”.

Ontem fiz esta pergunta para um colega do BB, estávamos num churrasco em comemoração à sua ida para AJURE, setor jurídico do Banco.
Ele se formou em direito no ano passado pela Estácio, o que já diz muito.
Ainda não passou na prova da OAB,(já tentou 2 ou 3 vezes) o que também felizmente, já diz muito.
Tudo começou por que escrevi em seu "cartaz-cartão": DATA VENIA AGORA VAIS TER QUE RALAR! BOA SORTE...
Ele se enrolou, não me respondeu, disse que era um termo jurídico (Ah, é?), e como eu sei ser chata e insistia no significado ele disse que era "o mesmo"! Justamente o contrário do que diz o google aí em cima.
Gosto do menino, e a intenção aqui não é desmerecer ninguém, o que eu penso é que estão se formando borbotões de advogados e similares, que não sabem nem o básico, e o pior não querem saber.
O mínimo de curiosidade pelos jargões mais usados no meio jurídico o caro colega poderia ter...
Não tem importância, vai ser um bom advogado. Não deu o braço a torcer, não disse que não sabia, enrolou o quanto podia e respondeu qualquer coisa...
Numa terra de palhaço analfabeto deputado federal, afinal, o que eu queria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário